Um verdadeiro tributo ao Folclore!

Festival do Chucrute de Estrela

Em sua 57ª edição, o Festival do Chucrute, que inicialmente era uma festa comunitária, carrega na sua história tradições alemãs, o voluntariado e a dedicação de muitas pessoas. Realizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela, integra as comemorações do aniversário do município – Maifest, que em 20 de maio 2024 completa 148 anos de fundação.

Venha conhecer este Festival único, que tem nos detalhes sua essência e na alegria das pessoas sua energia para se renovar a cada ano! Ein Prosit!

Uma imersão na cultura Alemã

Imaginem um evento que mantenha suas principais características como a decoração, música, dança e comida da mesma maneira como quando surgiu na década de 60.

O Festival do Chucrute reúne de maneira completa toda a família. São mais de 420 dançarinos dos 3 aos 80 anos de idade, tradicional comida alemã, uma decoração esplendorosa e rica em detalhes e significados, ótima música típica alemã e todos com lindos trajes folclóricos fazem do ambiente algo encantador aos olhos e um bem estar se instala entre todos. As apresentações das 12 categorias de dançarinos são a alma da festa!

O Festival do Chucrute também prima pela sua organização observando a qualidade de seus serviços como na alimentação cuidadosamente preparada, observância aos horários, qualidade dos espetáculos folclóricos apresentados bem como limpeza e segurança impecáveis.

Não há nada mais tradicional, original e encantador em termos de costumes, folclore e tradição germânica em todo o estado, sendo um dos mais antigos eventos do gênero de todo o país.

Venha viver o mais típico e bonito evento da colônia alemã !

Festival do Chucrute – 18 à 26 de maio de 2024

A alegria e o folclore esperam você de braços abertos !

Casais Comendadores 2024

Adiel Alfredo Krabbe e Aline Oliveira Magalhães Krabbe
Alexandre Eidelwein e Lara Andrade
Edson Hentschke e Carmem Liane S. Hentschke
Ernani Paulo Sehn e Aneli Kich Sehn
Márcio Braun e Bruna Nunes Braun
Samuel Weber e Ariane Weber

Rainhas e Princesas do Festival 2024

Rainha Adulta: Amanda Luísa Käfer
Princesas: Helena Isabel Schneider Pessi e Bibiana Trentini bastian

História

A história do Festival do Chucrute se funde com a história do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela.

Nos anos de 1964 e 1965, o Coro da Comunidade Evangélica de Estrela realizava tradicionalmente o “Baile do Coro” que reunia vários corais da região. Nesta época um grupo de pessoas também ligadas à Comunidade Evangélica de Estrela, entre elas o casal Adolfo e Helga Ziebel tiveram uma ideia nova quanto ao evento. Os jovens da época não sabiam mais dançar valsas, polkas e schottisch. Aquelas danças antigas estavam se perdendo no esquecimento do tempo. Então, em uma garagem particular de uma residência no centro de Estrela, o casal Ziebel iniciou os ensaios. Tiveram a ajuda de alemães bávaros em visita a cidade. Ensaiaram 6 pares de dançarinos para apresentar danças típicas. Iniciava-se naquele momento a história do mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs de todo o Brasil. As primeiras danças foram Niederbayrischer Ländler, Sternpolka, Schottisch, Herr Schmidt e Zigeunerpolka. Diga-se de passagem, dançadas até hoje. Os primeiros ensaios foram nas sextas feiras à noite. Curiosamente mantém-se até hoje os ensaios de sextas com a categoria de iniciantes (Esperas), como que lembrando os iniciantes de 1964 em seus primeiros passos de danças.

No ano de 1966 o Baile do Coro passou a se chamar “Baile do Chucrut” com decoração de guirlandas e comida alemã. Nesta primeira edição do evento, este grupo de dançarinos foi oficialmente apresentado ao público e obteve grande aceitação, pois até então ainda não era conhecido. Durante alguns anos o maestro Ziebel com seu bandonião ensaiou o grupo de jovens e nos dois anos seguintes, devido a uma enfermidade, foi sua esposa, dona Helga, que passou a ensaiar e coordenar os dançarinos. Neste período o grupo já havia realizado muitas apresentações e era formado também por turmas de crianças. Nos dois anos seguintes, o professor Elmar Götz da Alemanha trabalhou nos grupos de danças e, após retornar ao seu país, o professor Beno Heumann assumiu os trabalhos por vários anos até 1984. No ano de 1985, Andréas Hamester, dançarino do próprio grupo, foi convidado a instruir as quatro categorias dos grupos da época.

Atualmente, o “Conjunto de Danças Típicas Alemãs” como era denominado, é conhecido como o Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela. Sendo o mais antigo grupo do gênero em atividades ininterruptas desde 1964, quando aconteceram os primeiros ensaios. O Grupo é mantido pela Comunidade Evangélica de Estrela, como desde o princípio, e neste mais de meio século de atividades já realizaram mais de 1.900 apresentações em cerca de 700 cidades de 10 diferentes estados brasileiros e também em 14 diferentes países da Europa e América do Sul.

 

Sobre o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela:

É o mais antigo grupo de danças folclóricos alemãs de todo o Brasil em atividades ininterruptas que completa 60 anos em maio de 2024.

  • É a maior concentração do BRASIL de dançarinos em um único grupo com 452 componentes dos 3 aos 90 anos.
  • Possui 14 categorias de dançarinos. Mirim, Infantil, Juvenil, Semi-Um, Semi-Dois Esperas, Especial, Oficial B, Oficial A, Master, Sênior, Pais, Casais e Caminhando Juntos (terceira idade).
  • 2.120 apresentações já realizadas em seus 60 anos de história.
  • 700 cidades visitadas em 10 estados do Brasil e em 15 países da América Latina e Europa em dezenas de turnês.
  • Média de 50 apresentações a cada ano, sendo assistido por mais de 45 mil pessoas a cada ano.
  • Possui em seus arquivos de ex-dançarinos mais de 2.100 componentes ao longo de mais de 6 décadas.
  • Caracteriza-se por um movimento autenticamente folclórico pois gerações de dançarinos fazem a história do Grupo de Estrela. Uma comunidade regional inteira está diretamente envolvida ao longo dos anos.
  • Mais de 90 matérias em jornais e TV foram vinculadas com atenção aos trabalhos dos Grupos de Estrela, além de dezenas de programas de rádio. O Grupo de Estrela é uma referência em termos de tradição da dança folclórica germânica.
  • Já recebeu muitos prêmios de destaque pelo seu trabalho e sua história inclusive o Prêmio do Ministério da Cultura do Brasil (Cultura Popular e Mestre do Mundo).
  • O trabalho dos Grupos Folclóricos de Estrela tem uma enorme relevância a manutenção do folclore trazido pelos imigrantes europeus que colonizaram a região sul, porém há outro destaque a se fazer e que se refere a saúde mental e física de seus integrantes quando a atividade mantém a todos voltados a coisas boas da vida e deixando de lado as drogas, a apatia e a ignorância do ser como um todo.


Instrutor Responsável: Andréas Hamester